Contacte-nos: +351 96 00 700 55 (*) Leiria - Portugal





OPINIÃO DOS ESPECIALISTAS

A música constitui um elemento-chave nos primeiros anos de vida por estimular um vasto conjunto de competências – ao nível físico, mental e psicológico – e por promover não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também afectivo e social.



Sobre a Dr.ª Cláudia Madeira Pereira

Psicóloga Clínica e Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa – Portugal (FPCE-UL), tendo desenvolvido no seu Mestrado um Programa de Promoção de Estilos de Vida Saudáveis para adolescentes. Completou ainda um Curso de Formação Avançada em Promoção da Saúde na Universidade de Leiden, na Holanda.Desempenhou funções como Psicóloga Clínica no Hospital de Dona Estefânia, em Portugal.


A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL


Diversas investigações têm sido desenvolvidas, particularmente desde as últimas décadas do século XX, com o objetivo de estudar a influência da música no desenvolvimento das crianças.

Alguns estudos têm demonstrado inclusivamente que, ainda no útero materno, os bebés conseguem ouvir música, respondendo aos estímulos sonoros com pontapés e outros movimentos. Da mesma forma, os recém-nascidos e os bebés mais crescidos parecem também ser influenciados pela música, respondendo a esta com balbucios melodiosos e movimentos extasiados dos braços e das pernas. Por seu lado, as crianças com idades compreendidas entre 1 e 5 anos, estando numa fase pré-simbólica, mais do que palavras, ouvem a melodia das frases. É por esta razão que se atemorizam com um tom de voz zangado e se deleitam com um tom de voz meigo e terno, mesmo quando no primeiro caso se estejam a dizer coisas positivas e, no segundo, negativas.


Saber mais

Sugestão para os Pais


Muitos pais referem que os seus bebés ficam mais calmos e tranquilos quando ouvem as músicas da Doremi Baby e, como tal, esta pode constituir uma óptima escolha. Por se tratar de um álbum de músicas estimulantes e relaxantes, especialmente desenvolvido por um grupo de músico-terapeutas e compositores distintos na área da música infantil, e concebido para estimular e desenvolver as capacidades de bebés e crianças, pode revelar-se uma escolha interessante e acertada para os pais que procuram estimular os seus bebés e as suas crianças através da musicalidade, particularmente no período entre a gravidez e os 3 anos.